TELEFONICA, CUMPRA O ACT!

postado em: Notícias - Belo Horizonte | 0

Trabalhadores exigem o reajuste salarial de 10,42% na data-base

O SINTTEL-MG informa aos trabalhadores da Telefonica VIVO que na reunião realizada nesta quinta-feira (23/9) com a CNN FITRATELP (representante do SINTTEL-MG), a empresa manteve a sua proposta medríocre e inaceitável, que prevê o pagamento de um ABONO e parcelamento do REAJUSTE SALARIAL de 10,42% (INPC). Se a Telefonica VIVO não reajustar os salários e benefícios neste mês de setembro, o SINTTEL-MG vai recorrer à Justiça para obrigar a empresa cumprir o ACT 2020/2022 da categoria. A CNN FITRATELP foi à reunião com a Telefonica VIVO para negociar a Pauta de Reivindicações 2021/2022, o que não aconteceu. Está claro que a nossa luta junto com os trabalhadores é para não permitir que a empresa rasgue o nosso Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022, pois nele está garantido à categoria o reajuste salarial de 10,42% (INPC integral do período). Não se pode mudar as regras do jogo com a bola rolando em campo. Acordo assinado e registrado no MTE é para ser cumprido.

Os trabalhadores da Telefonica VIVO têm sofrido com a escalada da inflação e, consequentemente, com a redução do poder de compra dos salários. Pesquisa do Datafolha mostra que 45% dos brasileiros têm alguma dívida ou conta atrasada no momento. Dívidas atrasadas com cartão de crédito 25%. Conta de luz em atraso, por 22%. De água, por 16%.

Por outro lado, as empresas de telecomunicações só aumentaram seus lucros nos últimos anos. Em plena pandemia da Covid-19, os dados divulgados na mídia especializada são todos favoráveis às operadoras, uma vez que as demandas da sociedade por esse tipo de serviço aumentaram e, consequentemente, o lucro das empresas. O ABONO que a Telefonica VIVO está oferecendo aos empregados na data-base é uma espécie de “cala-boca”. Os trabalhadores não podem se iludir, pois trata-se de um valor que não será incorporado aos salários. Além disso, não há nenhum recolhimento ao FGTS, FÉRIAS, HORAS EXTRAS e INSS que são, respectivamente, importantes como poupança financeira e para somar tempo para a aposentadoria. Resumindo, ABONO é muito bom para a empresa e, não, para o empregado.

O SINTTEL-MG conclama os trabalhadores para fortalecerem a nossa mobilização pelo cumprimento integral do ACT 2020/2022. Na realidade, o INPC 10,42% sequer repõe os reajustes que tivemos com energia, água, internet, remédios, gasolina e alimentos etc. Basta fazer os cálculos para concluir que os aumentos que tivemos nos últimos meses corroeram os salários, o que significa bolso vazio e mais dificuldades para sustentar a família.

CUMPRIMENTO DO ACT 2020/2022 JÁ!

CONTAMOS COM O ENVOLVIMENTO, APOIO E A PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES NESTA LUTA!

Clique aqui para acessar o boletim: TELEFONICA VIVO 24-09